Instituto de Olhos de Goiânia utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog do Instituto

Cuidar da saúde dos seus olhos é muito importante!
Pensando nisso, trouxemos uma série de conteúdos sobre a visão e questões oftálmicas para você entender melhor sobre os procedimentos e doenças que afetam os olhos. Confira a seguir as notícias e dicas que trouxemos.

Agendamento de consultas, exames e cirurgias para você ter acesso fácil aos serviços do Instituto.

Catarata: Uma doença simples, mas perigosa!

catarata
COMPARTILHE

Você já deve ter ouvido falar em catarata, até então parece ser uma doença simples, mas essa doença é responsável por grande parte dos casos de cegueira no Brasil. Sendo que é uma doença ocular que possui tratamento e quanto mais antes for diagnosticada há mais chances de sucesso na cura.  

É uma doença que ocorre devido ao envelhecimento, os sintomas se caracterizam por uma visão opaca, turva e sem nitidez, apesar de ser uma doença que é comum entre as pessoas mais velhas, não existe uma regra quanto a idade. 

A catarata pode acometer apenas um, ou ambos os olhos, dependendo de sua causa. Alguns fatores podem contribuir para que ocorra o desenvolvimento da doença no decorrer do tempo, contribuindo inclusive para o aparecimento precoce da catarata. Continue a leitura e veja quais! 

 

Fatores que contribuem para a o surgimento da catarata: 

 

O fato é que não dá para evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino, mas destacamos alguns cuidados que podem ser seguidos para a prevenção da catarata: 

  • Diabetes e hipertensão; 
  • Histórico familiar; 
  • Consumo frequente e elevado de álcool; 
  • Tabagismo; 
  • Devido ao uso de certos medicamentos;
  • Alta exposição aos raios solares. 

 

Sintomas da catarata

 

É difícil diagnosticar a catarata ao olho nu, os principais sintomas são: visão embaçada, uma maior sensibilidade à luz, há também uma piora no grau de miopia, o indivíduo tem a redução da visão. Deixando claro, que somente o oftalmologista pode confirmar o diagnóstico. 

O oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, bem como, indicar o melhor procedimento cirúrgico para o tratamento.

 

Como é o tratamento?

 

A intervenção cirúrgica é a única opção para acabar de fato com a catarata. No procedimento cirúrgico é retirado o cristalino danificado onde é substituído por uma lente intraocular. A cirurgia da catarata é a cirurgia que mais evoluiu durante os anos, é uma cirurgia bem tranquila, mas assim como qualquer procedimento possui seus riscos. Assim como qualquer cirurgia é preciso que o paciente siga as orientações pós-operatórias.  

 

Tipos de catarata 

 

A catarata é uma doença comum, mas existem diversos tipos de catarata, veja algumas:

  • Catarata Senil: essa catarata ocorre devido ao envelhecimento natural dos olhos, e comum em idosos, que tem sua visão afetada pela doença. 
  • Subcapsular: essa catarata é bem mais comum em pessoas com diabetes, surgindo na parte posterior do cristalino. 
  • Cortical: ocorre pela formação de opacidades brancas localizadas no córtex, formando na periferia da lente até o centro ocular. 
  • Nuclear: ocorre apenas devido ao próprio envelhecimento, formando na zona central.  

 

Conclusão 

 

É muito importante que haja um diagnóstico para que seja realizado o tratamento adequado, para que se possa definir a lente intraocular que deve ser utilizada. 

Os riscos de catarata podem ser evitados, sendo que há alguns fatores de risco, que podem ser evitados como: consumo exagerado de álcool, tabagismo, obesidade e outros distúrbios metabólicos, as cataratas congênitas ocorrem quando há outros casos na família.

No dia que for realizada a cirurgia o paciente pode ir para casa no mesmo dia, seguindo todas as orientações do oftalmologista. Uma questão importante a se pontuar, é que mesmo após a cirurgia o uso do óculo ainda é necessário, casos com presbiopia é um bom exemplo, os óculos corrigem os campos de visão perto. 

 

Categorias

Dicas Notícias